sexta-feira, 15 de junho de 2012

Integrantes do Grupo:

- Lara Aragão Barroso.
- Miguel Weingartner.
- Gabriel Fontenele.
- Ana Carolina Menezes.
- Giovane Marroco.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Folhas Modificadas




Folha é uma parte essencial da planta,ou seja todas plantas possuem.Mais há casos especiais que as folhas se "adaptam" de acordo com a necessidade da planta, denominadas de folhas modificadas ou adaptadas. 
Dentre as inúmeras modificações apresentadas pelas folhas, podemos citar: espinhos, catafilos, brácteas, gavinhas, filódios.

Espinhos-  Função principal e a proteção , alem disso serve para reter água, evitando maior transpiração.

Catafilos- Folhas reduzidas que protegem as gemas dormentes e tem grande reserva de nutrientes. Em alguns casos especiais, atuam como órgão de reserva.

Brácteas - são as estruturas mais chamativas de plantas, cujo a função e proteger as flores em desenvolvimento e em alguns casos chega a ser confundida com as pétalas.

Gavinhas- estruturas filiformes, com a função de agarrar ramos, galhos, folhas, ou qualquer outro objeto que sirva de apoio para a planta em crescimento.

Filódios - folhas reduzidas, nas quais o pecíolo alarga-se adquirindo forma de limbo e exercendo suas funções fotossintéticas.
(Miguel Weingartner)

Caule


Ele tem a função de conservar as folhas, flores e frutos, além disso, atuam na condução da seiva e no acúmulo de reservas.
Partes do caule
O caule é formado pelo broto terminal, brotos laterais, nó e entrenó.
Broto terminal – encontra-se na ponta do caule, é composto por milhares de células frágeis, que se produzem com rapidez possibilitando desenvolvimento do caule.
Brotos laterais – são encontrados ao longo do caule, são compostos pelas mesmas célula. do broto terminal. Quando essas células se produzem, são formados novos ramos, folhas e flores.
Nó - É a parte que surgem os brotos laterais e as folhas.
Entrenó - Região onde há dois nós.
Tipos de caule

Os caules, geralmente, crescem acima da superfície do solo. Mas existem caules que crescem embaixo da terra ou dentro da água. Portanto eles podem ser aéreos, subterrâneos ou aquáticos.
caules aéreos
Os caules aéreos são aqueles que crescem acima da superfície do solo. Os caules aéreos são classificados em eretos, rastejantes ou trepadores.
Os caules eretos crescem na posição vertical em relação ao solo, e pode estar em forma de tronco, que é resistente e ramificado, ou em forma de estipe que não tem ramificações, em colmo onde é possível visualizar nós e entrenós, e também em forma de haste que é um caule bem delicado.
Os caules rastejantes crescem na horizontal junto ao solo, por isso, é chamado de rastejante.
Os caules trepadores desenvolvem-se se firmando em alguma base.
caules subterrâneos
São os caules que crescem embaixo do solo. Eles podem ser classificados como rizomas, que se estendem horizontalmente pelo solo, ainda que produzam ramos aéreos, como Tubérculos que são caules pequenos, mais grossos, que têm uma abundancia em substâncias nutritivas, e também como bulbos, que em sua maioria são em formato de um disco.
caules aquáticos
São os caules que se desenvolvem dentro da água.
(Gabriel Fontenele)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Plantas Medicinais.



Plantas medicinais e ervas são usadas (ou foram) por quase todas as culturas para prevenir ou tratar doenças. a organização mundial da saúde estima que, em muitos países africano e da ásia, cerca de 80 por cento da população depende da medicina herbal como a principal fonte de cuidados. nos países desenvolvidos, o mesmo percentual tenha utilizado ou tentado uma forma de terapia tradicional ou medicinais. além disso, muitos dos medicamentos mais comuns de hoje foram desenvolvidos a partir de compostos encontrados em plantas medicinais. porque há tantas ervas e plantas medicinais disponíveis para tratar uma ampla variedade de doenças, plantas medicinais ocupam e continuarão a ocupar um lugar importante em todas as culturas.
As plantas medicinais são cada vez mais frequentemente utilizados em tratamentos de beleza e pele como uma alternativa aos produtos químicos ásperos e prejudiciais ao meio ambiente encontrado na maioria dos produtos de beleza. aloe vera é talvez o mais comum de plantas medicinais cuidados da pele, que acalma a pele após a exposição ao sol, ajuda a curar pequenos cortes e queimaduras, e também é usado para tratar a acne. outras plantas, como o coco, são valorizadas por seus óleos hidratantes, que podem ser aplicados à pele ou cabelo.

(Ana Carolina Menezes)

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Raiz.



             A raiz é o órgão da planta que tipicamente se encontra abaixo da superfície do solo. Tem como função a sustentação da planta, absorção e retenção de substancias.

             As zonas de uma raiz são:
Zona de multiplicação celular - área que compreende o meristema apical e o conjunto de células imediatamente acima.
Zona de alongamento celular - onde as células se alongam, local da raiz onde há a maior taxa de crescimento em comprimento.
Zona de maturação celular - local em que as células do protoderma diferenciam-se em células epidérmicas, que parte das células do meristema fundamental se diferencia em parênquima e que as células do procâmbio originam componentes do protoxilema e do floema
Zona de ramificação - região onde se formam as raízes laterais, em um meristema apical onde se diferenciam as células da coifa e dos três meristemas primários.

            Tipos de raízes:
§  Raiz aprumada, raiz axial, raiz pivotante, raiz perpendicular ou raiz primária - apresentam raiz principal, com coifa maior do que as outras, seu comprimento é maior que o das outras. E também possui ramificações ou raízes secundárias. São características de dicotiledôneas. A raiz axial tem a função também de fazer a fotossíntese. A raiz principal tem função de fixação no solo, e as raízes secundárias a função de absorção de nutrientes e água.
§  Raiz fasciculada ou raiz em cabeleira -  têm um sistema de raiz fibroso, caracterizado por uma massa de raízes aproximadamente de igual diâmentro. Esse sistema de raízes é denominado de raiz múltipla, ramificada ou fasciculada e consiste de numerosas raízes em feixes que emergem da base do caule e tem tamanho maior do que a folha. São características das monocotiledôneas.
§  Raiz tuberosa - contém grande reserva de substância nutritiva e é muito utilizada na nossa alimentação.
§  Raízes Aéreas - se desenvolvem no caule ou em certas folhas. Classificam-se em duas categorias: caulógenas e adventícias. Seu desenvolvimento é acima do solo.
§ Raízes aquáticas - são raízes que se desenvolvem em plantas que normalmente flutuam na água. Sua função, diferente das subterrâneas, não é de fixação, mas de absorção de água e sais minerais.
(Lara Aragão Barroso)

sábado, 28 de abril de 2012

Menta é Beleza


Menta!
Com certeza já deve conhecer esta pequena planta. Provavelmente já a tomou em forma de chá ou xarope, mas sabia que alem de ela ser ótima para a saúde, também é um poderoso cosmético?  

Vitaminas A, B e C, e minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio, anti-séptica, aromática,
quem diria que um produto cem por cento natural refresca, tonifica, hidrata e suaviza a sua pele? Tudo isso a partir do óleo retirado de suas folhas e caule que possui um componente essencial,
o mentol  responsável pelo aroma agradável e  sua atividade terapêutica. Tanto o óleo essencial como os flavonóides pelo seu efeito espasmódico, antipruriginoso, e analgésico das mucosas são usados. Os ácidos fenólicos fornecem propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas e antifúngicas. Os taninos da menta exercem uma ação adstringente na pele.    

Giovane Albuquerque Marochi